HIGH-GRADE NI-CU-PT-PD-ZN-CR-AU-V-TI DISCOVERIES IN THE "RING OF FIRE"

NI 43-101 Update (September 2012): 11.1 Mt @ 1.68% Ni, 0.87% Cu, 0.89 gpt Pt and 3.09 gpt Pd and 0.18 gpt Au (Proven & Probable Reserves) / 8.9 Mt @ 1.10% Ni, 1.14% Cu, 1.16 gpt Pt and 3.49 gpt Pd and 0.30 gpt Au (Inferred Resource)

Free
Message: Noront divulga estudo de viabilidade positiva do projeto Eagle's Nest

SOURCE: Noront Resources Ltd.


September 05, 2012 21:55 ET

Noront divulga estudo de viabilidade positiva do projeto Eagle's Nest


TORONTO, ONTARIO--(Marketwire - Sep 5, 2012) - A Noront Resources Ltd. ("Noront" ou a "Empresa") (TSX VENTURE: NOT) tem o prazer de anunciar o resultado atualizado do Estudo de Viabilidade ("FS") em conformidade com um Documento Nacional 43-101 - Padrões de Informação de Projetos Minerais ("NI 43-101") de uma mina independente de elementos de grupo de níquel, cobre, platina ("Ni-Cu-PGE") e um complexo de moagem para exploração do depósito Eagle's Nest (o "Projeto") 100 % da Empresa, McFaulds Lake, James Bay Lowlands, Ontário. Os resultados do estudo independente, executados por Consultores Independentes (1) sob a supervisão da Micon International ("Micon"), confirma a potente oferta econômica da Eagle's Nest.

DESTAQUES DO ESTUDO DE VIABILIDADE:

Um Discounted Cash Flow ("DCF" - Fluxo de Caixa Descontado) baseado nos Assumed Metal Prices(2) (Preços Suposto de Metal) indica:


-- um Net Present Value (Valor Líquido Atual) após imposto com um desconto
de 8 % ("NPV (8 %)") de $543 milhões;
-- e um IRR após o imposto de 28 %;
-- um investimento de capital inicial de $609 milhões;
-- um custo estimado de capital sustentável durante a vida útil da mina de
$160 milhões;
-- custos operacionais estimados (inclusive as taxas de acesso às estradas)
de $97 por tonelada ou $2,34 por libra de níquel ou -$0,31 por libra de
níquel crédito de produto líquido;
-- uma vida útil da mina estimada de 11 de anos; e
-- um período de pagamento de capital de menos de 3 anos baseado em uma
equidade de 100 % do projeto.

Wes Hanson, CEO da Noront disse: "A decisão da Província de Ontário de dar apoio financeiro ao corredor norte-sul mediante certas aprovações é um desenvolvimento bastante positivo para a condição dos minérios da Ring of Fire. As nossas discussões com a Província confirmaram que a estrada aberta todo o ano estará acessível a todos os usuários industriais, inclusive a Cliffs e que os custos do uso da estrada serão baseados no uso proporcional, uma consideração excepcional para a Noront pois as nossas remessas de concentrado representam menos de sete por cento do que é transportado de minério no corredor". O Sr. Hanson disse ainda: "Estamos concentrados no trabalho do site anterior ao desenvolvimento do projeto durante a avaliação das oportunidades de financiamento da construção do projeto. Os analistas estão prevendo uma alta de preços do níquel para 2015 e 2016 com a demanda sendo inferior à procura. Esta alta irá coincidir com o início previsto da produção na Eagle's Nest. Com o custo da produção do níquel no quartil inferior dos custos previstos de capital dos produtores e limitados, a Eagle's Nest continua sendo uma das oportunidades mais interessantes do setor de níquel de hoje em dia".

ACESSO A ESTRADAS ABERTAS O ANO INTEIRO:

Em uma carta do dia 10 de agosto de 2012, o Ministry of Northern Development and Mines ("MNDM" - Ministério de Desenvolvimento e Minas do Norte) de Ontário informou à Noront que a Província tinha iniciado as discussões com a Cliffs Natural Resources sobre a estrada norte-sul aberta durante todo o ano para a conexão da Ring of Fire com a infraestrutura atual da província. A carta confirmou a intenção da Província de contribuir financeiramente para com o desenvolvimento da estrada aberta o ano inteiro mediante as aprovações ambientais, regulamentares e financeiras.

O MNDM informou a Noront que "a previsão atual é que a estrada aberta o ano inteiro esteja disponível para usuários industriais além da Cliffs, mediante o pagamento de uma taxa de acesso baseada no uso proporcional da estrada, embora os termos específicos ainda não tenham sido determinados".

Os detalhes dos custos previstos de capital da estrada norte-sul proposta não foram fornecidos para a Noront. No entanto, a Cliffs declarou publicamente que o custo do sistema proposto para transporte integrado estaria orçado em $600 milhões. Este custo está consistente com os dos trabalhos anteriores da Noront que foi usado como base para o estabelecimento dos custos do uso da estrada no estudo de viabilidade.

No desenvolvimento do modelo DCF do projeto, a Noront baseou-se na hipótese de que as remessas de concentrados do site e de suprimentos para o site estariam sujeitos à cobrança de um pedágio. De acordo com o uso proporcional, a Noront prevê que as remessas de concentrados representem menos que sete por cento do transporte total de minérios do corredor. O Estudo de Viabilidade usou um pedágio que representa 12,5 % do custo total da estrada, inclusive os custos de capital, juros e manutenção.

DESCRIÇÃO DO PROJETO:

A Descrição do Projeto é a seguinte:


-- taxa de produção de 1,0 milhão de toneladas ao ano, produzindo
aproximadamente 150.000 toneladas de concentrado de níquel-cobre de
alto nível ao ano;
-- Uma reserva mineral comprovada e provável de:

----------------------------------------------------------------------------
Classificação Toneladas Níquel Cobre Platina Paládio
(x1000) (%) (%) (g/ton) (g/ton)
----------------------------------------------------------------------------
Comprovada 5,264.0 2.02 1.04 1.01 3.45
Provável 5,867.0 1.38 0.72 0.78 2.76
----------------------------------------------------------------------------
Comprovada e Provável 11,131.0 1.68 0.87 0.89 3.09
----------------------------------------------------------------------------

-- Recuperações metalúrgicas de:

Níquel 83.1%
Cobre 89.7%
Platina 74.0%
Paládio 82.3%
Ouro 76.7%

-- Mineração subterrânea conduzida com explosão altamente produtiva
realce em sub níveis;
-- Todos os trabalhos de terraplenagem utilizarão as rochas de refugo não
geradoras de ácido da mina como agregado;
-- Perturbação da superfície limitada a menos de 50 hectares;
-- Operação de mineração de campo com suporte de pista aérea
aberta o ano inteiro;
-- Todos os principais sites de mineração (inclusive o moinho) serão
subterrâneos;
-- Todos os refugos serão armazenados subterraneamente como preenchimento
pastoso;
-- Os concentrados serão transportados de caminhão para uma doca ferroviária
perto de Nakina e uma estrada com pedágio seguindo o corredor norte-sul
aberto o ano todo
apoiada pela Província de Ontário e Cliffs;
-- Energia gerada no site com geradores a diesel, com
o calor recuperado usado para secar o concentrado em um site na
área de superfície adjacente à usina de energia;
-- Produção inicial da mina originária de uma rampa interna; e
-- Desenvolvimento de rampas de produção no ano três para acesso aos níveis
mais baixos do depósito.

O modelo DCF inclui custos operacionais da operação da mina e planta de processamento, venda de concentrado à granel, monitoramento ambiental, gerenciamento geral da operação proposta e custos e taxas de desativação.

Com os preços dos metais atuais (31 de agosto de 2012), a DCF indica um NPV (8 %) após impostos de $233 milhões e um IRR de 18 %.

Do custo operacional estimado de $97 por tonelada, aproximadamente 35 % foi atribuído à mineração subterrânea, e aproximadamente 34 % foi atribuído à operação no site (inclusive os custos de energia); 9 % foi atribuído aos custos de pedágio, e 22 % atribuído aos custos gerais e administrativos ("G&A").

A produção da mina foi estimada com uma taxa de recuperação de minério de 95 % do recurso medido e indicado definido no relatório "Technical Report on the Updated Mineral Resource Estimate, McFaulds Lake Project, James Bay Lowlands, Ontario, Canada" da Micon de 18 de abril de 2011 (data efetiva, 4 de março de 2011). A diluição de mineração de 7 % com classificação zero foi incluída na estimativa de reservas comprovadas e prováveis.

ATUALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES

A Empresa está concluindo perfurações de condenação, geotécnicas e hidrológicas perto do site do portal proposto e engenharia detalhada da construção do portal.

A Empresa está avaliando os benefícios potenciais da produção de concentrado de níquel e concentrado de cobre agora que o desenvolvimento de Eagle's Nest não é mais considerado uma tubulação de lama de concentrados. Serão necessárias amostras e testes metalúrgicos futuros. Este trabalho deve ser realizado nos próximos meses.

A Empresa continua o seu processo de consulta das comunidades da First Nation da Ring of Fire. Open houses e reuniões com líderes comunitários estão agendados para meados e final do ano.

A Empresa entrou com um processo de permissão ambiental no Ontario Ministry of Environment ("MOE" - Ministério do Meio Ambiente de Ontário) e na Canadian Environmental Assessment Agency ("CEAA" - Agência de Avaliação de Meio Ambiente Canadense). O processo de permissão está dentro do prazo e não teve nenhuma atraso até o momento. As duas agências recomendaram uma Avaliação Ambiental abrangente da Eagle's Nest e a Empresa acredita que o processo será concluído no segundo semestre de 2013.

A Empresa tem um forte caixa e fundos suficientes para concluir o trabalho planejado para o exercício fiscal atual.

O FS em conformidade com o NI 43-101 estará disponível no website da SEDAR e da Empresa 45 dias após a data de hoje.

PROTOCOLO DE CONTROLE E ANÁLISE DE QUALIDADE INDEPENDENTE

Um detalhado programa de controle de qualidade foi estabelecido para o McFaulds Lake Project, que inclui o agrupamento de amostras em lotes de 35 nos quais são incluídos 2 materiais de referência padrão. Duas duplicatas de campo e de polpa também fazem parte do programa de controle de qualidade. Podemos dizer com certeza que todos os ensaios estão em total conformidade com os regulamentos de controle de qualidade estabelecidos pela Pessoa Qualificada da Noront.

A Activation Labs ("Actlabs)" de Ancaster, Ontário concluiu o trabalho de ensaio. As amostras enviadas para a Actlabs foram analisadas quanto a diversos tipos de elementos, inclusive Ni e Cu com uma digestão de quatro ácidos e análise de ICP. As amostras que receberam um valor de metal base maior que o limite máximo do método foram analisadas também com ICP-OES. Para Au, Pd e Pt, a metodologia de ensaio foi a Fire Assay com uma alíquota de 30 gramas com um revestimento ICP. A prata foi analisada com uma digestão de 3 ácidos com uma análise ICP. Para mais informação sobre a metodologia de ensaio, visite o website da Actlabs no http://www.actlabsint.com.

Para mais informação sobre os procedimentos de controle e garantia de qualidade e de verificação de dados, consulte o relatório "Technical Report on the Updated Mineral Resource Estimate, McFaulds Lake Project, James Bay Lowlands, Ontario, Canada" em conformidade com o NI 43-101 do Canadá (efetivo em 4 de março de 2011) disponível no website da Empresa e no www.sedar.com.

A redação deste press release foi supervisionada pela gerência sênior da Noront, inclusive o Sr. W. Hanson, P. Geo., Presidente e CEO, e pelo Sr. R. Gowans, P.Eng., Gerente de Projetos da Micon, ambos Pessoas Qualificadas de acordo com os Administradores de Papéis Negociáveis Canadenses.

Nota 1 Consultores Independentes

O FS foi executado pela Micon e incluiu opinião técnica da: Tetra Tech WEI, Cementation Canada Ltd., Knight Piesold Ltd., Penguin ASI, SGS Canada Inc., Outotec Oyj., Ausenco, Nuna Logistics e Golder Associates.

Nota 2 Preços Previstos de Metais:

A análise econômica da FS é baseada nos seguintes preços de materiais com base nos últimos três anos no dia 31 de agosto de 2012:


Níquel $9,43 por libra
Cobre $3,60 por libra
Platina $1.600 por onça
Paládio $599 por onça
Ouro $1.415 por onça

O FS foi calculado com uma taxa de câmbio das moedas canadenses-americanas de 1,010.

Noront: A Noront Resources Ltd. concentra-se no desenvolvimento de depósitos de níquel, cobre, platina de alto nível da Eagle's Nest e no depósito de cromita de alto nível de Blackbird, localizados na planície de James Bay em Ontário em um campo de metais emergentes conhecido como Ring of Fire.

Para mais informação, contate Olya Yousefi, Gerente de Comunicações Corporativas no (416) 367-1444, ou visite o website da Noront no: http://www.norontresources.com ou pesquise os documentos públicos da Empresa protocolados na SEDAR no: http://www.sedar.com.

Wesley (Wes) Hanson

Presidente e CEO

DECLARAÇÕES DE PREVISÃO

Este release contém "declarações de previsão" de acordo com o significado da legislação canadense de papéis negociáveis, inclusive previsões, projeções e estimativas. As declarações de previsão são, mas não estão limitadas as declarações que abordam as atividades, eventos ou desenvolvimentos que a Empresa espera ou preveja que venham ocorrer no futuro, inclusive estratégia de negócios futuros, força competitiva, metas, expansão, crescimento dos negócios, operações e planos da Empresa com relação aos resultados da exploração, a ocasião e o sucesso das atividades de exploração em geral, cronograma das permissões, regulamentos governamentais das operações de exploração e mineração, riscos ambientais, contestação ou alegações de títulos, limite de cobertura de seguro, ocasião e possível resultado de qualquer litígio pendente, e ocasião e resultados das estimativas de recursos futuros ou de estudos econômicos futuros.

Frequentemente, mas nem sempre, as declarações de previsão podem ser identificadas por termos como "planeja", "planejamento", "planejado", "espera" ou "deseja", "não espera", "continua", "agendado", "estima", "prevê", "pretende", "potencial", "antecipa", "não antecipa" ou "acredita", ou descreve uma "meta", ou variação de tais termos e frases ou afirmam que certas ações, eventos ou resultados "possam", "poderiam", "deveriam", "talvez possam" ou "irão" ocorrer ou ser alcançadas.

As declarações de previsão são baseadas em diversos fatores e suposições, inclusive, o resultado das atividades de perfuração e de exploração, que as partes contratadas forneçam produtos e/ou serviços dentro do prazo estipulado, que o equipamento necessário para a exploração esteja disponível conforme programado e que não haja nenhuma parada não prevista, que não haja falta ou atraso de mão de obra, que a planta e o equipamento funcionem de acordo com as especificações, que não haja problemas geológicos ou técnicos, e que outros serviços de laboratório e afins estejam disponíveis e tenham o desempenho esperado. Tais declarações de previsão incluem riscos conhecidos e não conhecidos, eventos e condições futuros, incertezas e outros fatores que podem fazer com que os resultados, performance ou conquistas reais sejam substancialmente diferentes de quaisquer resultados, previsões, performance ou conquistas futuras mencionadas ou implícitas em tais declarações de previsão. Tais fatores incluem, dentre outras coisas, a interpretação e os resultados atuais das atividades de exploração; mudanças dos parâmetros do projeto com o ajuste dos planos; preços futuros do ouro; variações possíveis nas taxas de classificação ou de recuperação; falha no equipamento ou processos esperados da operação; falha de desempenho das partes contratadas; disputas trabalhistas e outros riscos da indústria de mineração; atrasos na obtenção de aprovações ou financiamento governamentais ou na conclusão da exploração, bem como os fatores mencionados nos documentos da Empresa divulgados para o público. Embora a Noront tenha tentado identificar fatores importantes que possam fazer com que tais ações, eventos ou resultados sejam substancialmente diferentes dos resultados descritos na declaração prospectiva, pode haver outros fatores que façam com que as ações, eventos ou resultados sejam diferentes dos resultados antecipados, previstos ou pretendidos. Não há nenhuma garantia de que tais declarações de previsão sejam corretas, pois os resultados e eventos atuais e futuros podem ser substancialmente diferentes dos resultados previstos por tais declarações. Por isso, os leitores não devem contar muito com tais declarações declarações de previsão.

Nem a TSX Venture Exchange nem a sua Regulation Services Provider (de acordo com o termo definido nas políticas da TSX Venture Exchange) são responsáveis pela adequação ou correção deste release.


Contact Information

Contatos:
Noront Resources Ltd.
Olya Yousefi
Gerente, Comunicações Corporativas
(416) 367-1444
www.norontresources.com

Share
New Message
Please login to post a reply